Manter a planilha de treinos no inverno é um grande desafio, preparar o corpo e principalmente vestir-se adequadamente fazem toda a diferença para tolerar a temperatura e evitar possíveis resfriados pós treino. Confira nossa dicas para você manter os treinos em dia e performar mesmo no frio:
1 Use roupas apropriadas
Hoje em dia encontramos uma grande variedade de vestuário tecnológico especifico para prática esportiva. Dê preferência para os tecidos respiráveis e térmicos para manter o corpo aquecido. Outra dica é optar pelas cores escuras que absorvem os raios solares. E não esqueça de peças como corta-vento e colete.
2 Aqueça-se antes de iniciar.
Dê preferência para o exercícios que asseguram uma melhor flexibilidade das articulações em local fechado para permitir o aquecimento progressivo do corpo.
3 Aqueça as extremidades do corpo
Proteja a cabeça, o pescoço, as mãos e os pés. Você pode perder até 70% do calor corporal através das extremidades, para isso escolha luvas, gorro, meias, bonés e tênis que ventilem os pés mantendo-os secos.
4 Hidrate-se
Leve agua durante o treino e beba pequenos goles durante a corrida e após, a respiração de ar frio acelera a desidratação.
5 Prefira correr contra o vento
É aconselhável correr contra o vento no início da corrida e correr com vento nas costas no regresso. Efetivamente, a temperatura do corpo aumenta se for empurrado pela brisa.
6 Respire pelo nariz e expire pela boca
Em caso de frio intenso e vento, é preferível inspirar pelo nariz e expirar pela boca para aquecer o ar frio antes que este penetre nos bronquíolos pulmonares. Este processo deve ser evitado em caso de esforço intenso.
7 Diminua o ritmo ao final
Resfrie o corpo com uma caminhada ou fortalecimento muscular para favorecer o equilíbrio térmico ao final do treino.
Com essas dicas, correr no frio ficará mais agradável e você manterá seus treinos em dia e pronto para novos desafios.