Sai rosa e entra azul, tão importante quanto a prevenção ao câncer de mama da campanha Outubro Rosa é a conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata realizada durante o mês de novembro.
Segundo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o mais comum entre os homens sendo responsável por 28,6% das mortes da população masculina que desenvolvem a doença.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada logo abaixo da bexiga. Inicialmente, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando o sinais começam a aparecer a doença já pode estar em fase avançada o que dificulta a cura.
Os principais sintomas são:
Dores a urinar,
Vontade de urinar com frequência,
Presença de sangue na urina ou sem mim,
Dor óssea,
Dificuldade para urinar.
A melhor forma de garantir a cura é através do diagnóstico precoce, por isso mesmo não havendo os sintomas homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou 50 anos devem procurar um urologista para anualmente realizar o exame que detecta os primeiros sinais.
Adotar hábitos saudáveis também é uma importante forma de prevenção ao câncer de próstata e também outros tipos da doença:
Praticar atividades físicas frequentemente;
Prezar por uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais;
Manter o peso adequado;
Evitar a ingestão excessiva de álcool;
Não fumar;
E principalmente realizar os exames preventivos anualmente.
Manter hábitos saudáveis e cuidar da saúde é melhor forma de prevenção de qualquer doença. Cuidar da saúde também deve ser prioridade para os homens.
Fonte: Instituto Brasileiro de Urologia, Portal Unimed.